A andorinha Sofia é a nossa mascote. Foi desenhada por Ana Soares, criadora da marca Laroca, uma marca de produtos ilustrados nascida no ano de 2013, fruto do sonho da ilustradora em pintar bonecos em tecido criando assim um conceito e estilo únicos. Enraizada na sua portugalidade, a Laroca bebe grande parte da sua inspiração e traço nas marcas e símbolos lusitanos, como também nas suas personagens icónicas. Do mesmo modo, o Portugal a Correr, é influenciado pela iconografia da cultura portuguesa.

Existem quatro espécies de andorinhas que visitam o nosso território. Entre elas, escolhemos a andorinha-das-chaminés como a nossa mascote. A andorinha personifica a liberdade e a primavera e é sinal de bom tempo. Está relacionada com o eterno retorno, com a saudade, com a esperança e com a boa sorte que queremos em Portugal a correr. Em homenagem a Sophia, poeta e escritora, e a todas as mulheres e aos homens que as admiram, chama-se Sofia, nome comum em Portugal e o mais usado em todo o mundo. Sofia é sábia, aventureira, independente, curiosa e divertida e adora atravessar Portugal a correr.

A andorinha, presente em todo o território nacional, estão também no nosso logótipo, de asas abertas a atravessar Portugal a correr. O nosso slogan é inspirado nos famosos lenços de namorar, criados pelas moças dos territórios minhotos para dar asas ao amor e acelerar o coração dos moços apaixonados. Trocámos as juras do amor eterno por uma aventura em Portugal a correr. Aceitas o convite da Sofia, e este domingo, em Monção, corres comigo?

As inscrições ainda estão dispoinveis durante o dia 14, no secretariado da prova no Museu do Alvarinho, em Monção.