Portugal a Correr é um novo conceito de running que vai atravessar o país de norte a sul. A primeira etapa acontece este domingo, dia 15, pelas 10 horas em Monção, terra do famoso vinho Alvarinho. Para fazer o préaquecimento deste evento que envolve toda a comunidade monçanense, o presidente da Câmara Municipal, António Barbosa, esteve esta quarta-feira, nas notícias da TVI24, a falar do seu município, do circuito e das suas expectativas para a grande festa do running no próximo fim de semana.

Está tudo preparado, nas palavras do presidente, para receber, no próximo domingo, as centenas de pessoas que se vão deslocar a Monção. Realçou o apoio da TVI e TVI24 e a parceria na organização com Globalsport, para destacar a importância e o impacto que este evento pode ter para as gentes e para a economia local. Destacou também que a escolha deste concelho, para a primeira etapa do circuito Portugal a Correr, “é o reconhecimento do território de excelência de Monção, com muito que mostrar a quem nos visita, e onde as pessoas são a nossa mais-valia”.

A pausa para provar o Alvarinho está garantida. Numa oferta da Adega Cooperativa de Monção, os atletas da Míni Maratona vão ter a oportunidade de provar um vinho Verde que é único no mundo, uma oferta da marca ‘Muralhas de Monção’. Porque o running é mais do que uma experiência de corrida, é uma experiência sensorial, que também se faz “pela beleza dos lugares, pelo convívio, para celebrar um território que se quer afirmar pelo seu Alvarinho, mas também pela sua natureza, pelo rio e pela gastronomia”, afirmou António Barbosa.

As inscrições para a etapa Portugal a Correr | Monção continuam abertas até à véspera do evento e podem ser feitas aqui. António Barbosa acredita que no próximo domingo será possível parabenizar o território e a própria TVI (25 anos), cujo trabalho de informação permite levar a todo o mundo o que de bom se faz em Monção e no país, com uma festa repleta de entusiastas do running de todo o país. “Levar estes eventos a estes territórios é uma forma de mostrar que Portugal é muito mais do que os grandes centros urbanos” afirmou António Barbosa.

Em termos de percurso, o presidente da Câmara destacou “as muralhas da vila, cuja autarquia está a tentar recuperar, os locais lindíssimos perto do rio Minho, o casco histórico, mas mais importante, celebrar a forma como recebemos, porque nós, minhotos, somos muito afáveis, sabemos e gostámos muito de receber, e será dessa forma que quem visitar Monção no próximo domingo será recebido”.

Portugal a Correr | Monção é no próximo domingo, dia 15, pelas 10 horas, uma organização Globalsport, em parceria com a Câmara Municipal de Monção e o apoio da TVI e TVI24.